quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Minha BMX Monark

Esse post só documenta a reforma da minha primeira bicicleta BMX Monark Cross.

Acho que eu tinha uns 9 anos quando ganhei essa bicicleta. Ela era grande e esportiva demais pra mim, mas mesmo assim aprendi a andar e em muito breve a desmontá-la. Ai surgiu o fim de sua originalidade. =( 
A característica principal dela é a resistência, depois de anos de uso e anos de abandono o quadro está intacto. Vale a pena dá a vida a ela, nem que seja pra meus sobrinhos.

Então vamos lá, seque as breves descrições da reforma.  



Esse é o estado da BMX após a primeira tentativa de lixá-la com lixa d’agua.

                                Foto: Tentativa de lixar.


  Tentei lixar, mas não tive sucesso. A tinta original é muito difícil de sair. Então apelei para o removedor Anjo.  Esse removedor é um composto químico que engelha a tinta. É isso mesmo, não importa a “idade” da tinta. É muito prático.  Aplicado com um pincel, deve-se usar luvas, pois, o removedor é ácido e queima a pele. Vinte minutos após a aplicação, removi com água abundante.  Mas eu aconselho o uso de solvente.


                                Foto: Usando removedor Anjo.


  Como vou levá-la para praia, resolvi pintá-la com uma substância contendo tetróxido de chumbo (Pb3O4) popularmente chamado de tinta zarcão. ;) Devido as propriedades anticorrosiva o zarcão vai ajudar a proteger a o quadro contra ferrugem causada pela maresia.


                                Foto: Pintada de zarcão.


  Err.. vi que o pedal está soldado ao S. Por volta dos meus 14 anos essa BMX estava na praia. Lá a rosca do pedal remoeu, como não tem nenhuma autorizada Monark lá perto  =/  pedi pra o ferreiro soldar o pedal no S. Agora só serrando pra remover o pedal e o S.

                                Foto: Serrando o S


  Eu cheguei a adquirir a tinta branca automotiva, mas gostei tanto do cinza chumbo do zarcão que resolvi deixá-la nessa cor mesmo.  Pra ajudar a andar na areia da praia coloquei uma um  Shimano como uma catraca de 6 marchas. Desde a minha juventude essa é A MARCA e pelo o que me parece ainda continua. Para os cubos de alumínio e o novo S, coloquei rolamentos blindados, assim dificulta a entrada de água no interior da bicicleta. Não tive tempo de tira foto dela montada, na realidade terminei de montá-la na praia. Aqui está ela na barreira da Areia Colorida. Em breve post do lugar.

                                          Foto: Areia Colorida, Pitimbu - PB

Bom, é isso ai, minha BMX Monark Cross viva novamente.


Um comentário:

  1. Tomei um susto no início. Que bicicleta?kkkkkk Mas como você sempre dá um jeito de consertar tudo...Eis que surgiu a bike novinha!!!

    ResponderExcluir

Olá, esse comentário passará por um processo de moderação.