Olá, esse post é referente à Areia Colorida, Esse lugar fica localizada na cidade de Pitimbu, Paraíba.
Lugar belo, umas características que desperta o meu interesse é que não é possível construir casas no local. Como será visto em fotos, só existe praticamente barreira e praia.
Além da beleza inabitada, a grande distancia entre a cidade e o pontal, torna o local quase deserto. O mar no percurso é bem agitado, mas no pontal tem um braço de maré e a formação de uma piscina natural. A água está de cor barrenta por causa das chuvas. Normalmente o mar aqui tem uma cor azul ou verde. Cor de mar mesmo.
Bom, vamos lá!
O meu meio de transporte foi uma BMX (bicicleta de menor porte) a ida foi tranquila, o vento estava a favor. Levei uma pequena garrafa d’agua e uma câmera fotográfica.
Aqui está a imagem do ponto de partida.
Caminho livre, sentido de liberdade passa por aqui. Pena que acelerar cansa. Desejo: Uma moto!
No caminho existem algumas pedras. O mar se revela um ótimo escultor.
Com a ajuda do vento em mais ou menos 16 minutos venci os 2.851 metros até o pontal. O ritmo puxado cansa, mas a paisagem compensa. Seguem fotos, imagem aérea e um pequeno vídeo do pontal.
Vídeo das ondas do lado de lá. Indo reto chega em Tambaba.
Vídeo 360 Graus do lugar.
Antes de voltar, fiquei assistindo esse barco. A expectativa era pra que não demorasse muito para ele afundar. Mas como eu estava de posse de uma câmera fotográfica, ele não afundou. Pelo menos até eu desistir de esperar. =P
O retorno é bem lento. O forte vento contra e a areia inicialmente fofa dificultou ao ponto de não ser viável ir pedalando. Empurrei a BMX por 400 metros até a areia ficar mais firme.
Na volta procurei água mineral na barreira cinza composta de argila. No meu tempo de criança, a barreira minava água mineral em alguns pontos. Não encontrei nenhuma gota d'agua e para somar ao desgosto, andou chovendo nesses últimos dias.
Voltando visitei três aberturas que levava à barreira de areia colorida.
A primeira não tinha muito que vê. Era uma fenda nova e curta.
A segunda apresentava uma entrada bem estreita. Parecia uma nova entrada aberta pela erosão. Não tinha vestígios de passagem do homem. Após a passagem estreite e íngreme subi até a parte aberta.
Um dos pontos mais altos fica acima da vegetação com uma visão abeta para o mar.
No meu retorno vi a mensagem. Alguém já esteve aqui e acabou de postar para o mundo!
A terceira abertura é a mais antiga. Essa eu conheço desde pivete. É a maior de todas. A erosão aqui fez um trabalho espetacular.
Esse é um vídeo da vista para o mar de um dos pontos entre a entrada e o “Salão de Festas”. O nome foi dado por Wilson, grande amigo meu. Pra quem não conhece o local, o Salão de Festas é algo que nem se imagina sobre existência. Só tem duas formas de chegar até a ele. A primeira você tem que ser alpinista e a segunda está escondida pela vegetação. Em tentativa de preservar o Salão de Festas não vou exibir imagens de lá. E tão pouco mostrar o acesso ao mesmo. =)
Entre muitas criaturas essa me chamou a atenção. Prometi a ela que colocaria uma foto dela na net. ;)
Bom , esse é um dos lugares legais que conheço. Não restringi só à Areia Colorida, mostrei uma boa parte do pontal. Para produzir esse material eu percorri 5.702 metros. Se for do desejo passear e conhecer o lugar, sugiro que gaste pelo menos quatro horas. Assim o passeio não fica cansativo.
Eu gosto de quase tudo que é natural. O mar tem uma particularidade, a sua imensidão e riqueza inexplorada o torna pra mim ainda mais interessante. Para muitos é só um monte de água salgada, para outros é algo bonito. Pra mim ele é o mar. A imensidão só pode ser traduzida por ele mesmo. E o sentimento de sua existência é o de cada um.
T.M.
Fim
Parece ser um local muito bonito mesmo. Gostei.
ResponderExcluirDei um sorriso involuntário quando vi a mensagem "Jesus Vem" cravada na rocha. Acho que deu certo trabalho para a pessoa que escreveu esculpir aquilo ali. Imagino se foi a linda paisagem que a motivou a querer deixar uma mensagem que ela considerava importante para outras pessoas que passassem por ali.
O mar é um milagre. Simples assim. Sobrenatural assim. A vida que ele trás... Quem me dera todos pudessem reconhecer. No entanto, dou graças a Deus por ele não precisa de reconhecimento para continuar sendo pura poesia.
Bom post, moço.
Abraço.
Sem dúvida, um belíssimo lugar.
ResponderExcluirOutro nome não seria mais justo: Praia Bela.
Os recursos naturais são deveras generosos aos olhos de quem a contempla. O conjunto nos remete ao transcendental. Momentos revestem-se de imortalidade.
Foi bom recordar!